terça-feira, 16 de outubro de 2018

Parte 4.2: A cadeia de valor mundial de energia solar fotovoltaica

Apoio financeiro à cadeia de suprimentos

Em se tratando de empréstimos para empresas da cadeia de suprimentos, é comum que as linhas de financiamento sejam estruturadas na modalidade Corporate Finance. Para um financiamento ser elegível à estrutura de Project Finance, faz-se necessária a existência de um contrato de venda de longo prazo, e, neste segmento, isso nem sempre é possível. 

BNDES Finem – Apoio à produção de bens de capital 

Esta linha tem como objetivo o financiamento a empresas do segmento de bens de capital e sua cadeia de fornecedores com financiamento a partir de R$ 3 milhões.

A linha pode financiar diversos tipos de investimento, tais como: (i) construção, expansão e modernização de capacidade produtiva; (ii) modernização ou implementação de melhorias na estrutura organizacional, administrativa, de gestão, comercialização, distribuição e/ou logística da empresa; (iii) aumento da capacidade de prestação de serviços; e (iv) produção de bens de capital sob encomenda. Todos os portes de empresas podem solicitar esse tipo de financiamento. 



BNDES Finame – BK Produção

A linha BNDES Finame – BK Produção tem como objetivo o financiamento ao fabricante para a produção de máquinas, equipamentos, bens de informática e automação já negociados com o cliente. Essa linha não inclui o financiamento de ônibus, caminhões, tratores etc.

A linha possui diferenciação de alavancagem máxima para Micro, Pequenas e Médias Empresas e para produtores de equipamentos eficientes, dos quais estão inclusos módulos de células fotovoltaicas e inversores. Vale acrescentar que esse financiamento é realizado exclusivamente por agente financeiro credenciado (repassador).



BNDES Finem – Apoio à engenharia nacional

A linha BNDES Finem – Apoio à engenharia nacional tem como objetivo o financiamento para projetos e serviços de engenharia em setores estratégicos, visando estimular o aprimoramento das competências e do conhecimento técnico do país. Pode ser financiado: (i) atividades de engenharia local apresentadas sob a forma de projeto e que ampliem a capacitação das empresas; (ii) infraestrutura física destinada a pesquisa, desenvolvimento, engenharia de produtos, testes e ensaios; e (iii) serviços de engenharia de projetos conceituais e de engenharia básica, executados por empresas de engenharia consultiva, desde que destinados a atender aos setores apoiados pelo programa.


A linha apresenta diferenciação de alavancagem máxima para micro, pequenas e médias empresas.


BNDES Fundo Tecnológico (Funtec)

A linha BNDES Funtec tem como objetivo o apoio financeiro não reembolsável a projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação executados por Instituições Tecnológicas. Os focos de atuação do BNDES Funtec são definidos a cada ano, e as diretrizes para 2017 ainda serão publicadas.

Para 2016, dentre os focos de atuação, estava presente o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à energia fotovoltaica, tais como: (i) terceira geração de módulos fotovoltaicos: semicondutores; (ii) purificação do silício grau solar; e (iii) baterias e células-combustível. O BNDES Funtec apoia até 90% dos itens financiados para projetos dentro do seu foco de atuação.

Os beneficiários dos recursos precisam ser uma instituição tecnológica, pública ou privada, sem fins lucrativos e executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de carácter científico ou tecnológico ou Instituições de Apoio criadas com a finalidade de dar apoio a projetos de pesquisa desde que indicada a instituição tecnológica responsável pela execução do projeto.

Adicionalmente, podem existir empresas intervenientes que apoiam o projeto, das quais deverão constar como interveniente no contrato de colaboração financeira e que deverão contribuir com, no mínimo, 10% do valor total dos itens financiáveis do projeto.



FNE Industrial

O FNE Industrial é o Programa de Apoio ao Setor Industrial do Nordeste. O programa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento do setor industrial, promovendo a modernização, o aumento da competitividade, ampliação da capacidade produtiva e inserção internacional.

Podem ser financiados a implantação, modernização, reforma e mudança de localidade de empreendimentos industriais que contemplam investimentos, inclusive a aquisição de empreendimentos com unidades industriais já construídas ou em construção. A linha tem ainda um bônus de adimplência de 15% na taxa de juros para os pagamentos da dívida que sejam realizados pontualmente. A seguir, é apresentado quadro resumo das principais condições de financiamento:



Fonte: Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mercado de análise financeira estima uma forte expectativa na demanda solar fotovoltaica para 2019

Por meio de um time de analistas financeiros da ROTH Capital, o líder P. Shen através de uma visão analítica, aumentou sua previsão de deman...