A Tesla reportou no terceiro trimestre de 2018
instalações de telhas solares no total de 93MW, isso representa um índice 11% maior
do que no trimestre anterior, todavia, abaixo do número previsto para o ano - 107MW.
A empresa alegou que a decisão tomada no início desse ano,
de mudar o modelo de vendas dos produtos solares do mercado residencial, antes
feito por centrais telefônicas e lojas automotivas, para o formato de vendas
on-line, até estava funcionando bem, mas cortes de redução de custos feitos
pela empresa, atrapalharam o atingimento da meta para o ano.
No entanto, sem maiores detalhes, a Tesla disse que eles até melhoraram consideravelmente o tempo de instalação das telhas e das baterias, e que os clientes continuarão vendo melhoras significativas nesse quesito.
A empresa também relatou que as vendas a vista e
financiadas no terceiro trimestre, representaram 80% das dos projetos
instalados, número acima dos 46% no ano anterior e 68% comparando com o segundo
trimestre desse ano.
Aumento das vendas
dos sistemas de baterias de armazenamento
No terceiro trimestre, a Tesla registrou um aumento na
linha de baterias de 239MWh, índice 18% maior em comparação ao trimestre
anterior e de 118% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
As baterias da Tesla continuam sendo o maior catalisador de
receita da empresa no segmento solar, onde atingiu o segundo maior nível de crescimento,
realizando 399,3 milhões de dólares.
A empresa informou que graças ao aumento das instalações
dos sistemas de baterias, eles triplicaram a produção em 2018, comparando com
os números de 2017. Mesmo havendo as já esperadas questões de sazonalidade para
o quarto trimestre desse ano, eles acreditam estarem rumando para o caminho certo.
Tal crescimento se deu graças a um aumento ocorrido no último
trimestre, na produção da Powerwall na Gigafactory 1. A produção anterior estava
refletindo um efeito negativo na carteira de pedidos da empresa.
Novo atrasado na
linha de produção das telhas solares
Os problemas enfrentados no segmento de energia solar da
empresa, foi por conta do atraso do lançamento das telhas fotovoltaicas. A
empresa informou a linha de produção de alto volume na Gigafactory 2, ocorreria
no primeiro semestre de 2019, contrariando as previsões para ocorrerem no último
trimestre desse ano de 2018.
A empresa também informou que o último atraso ocorrera devido
a "alta complexidade das telhas solares" e a necessidade de fazer novas
modificações no projeto para melhorar o processo de instalação das mesmas.
A Tesla garantiu que uma vez tudo pronto, priorizaria as instalações
residenciais do sistema de telhas, quando as vendas fossem combinadas com seus os
sistemas de baterias, o que traria uma melhora na finanças da
empresa (receita/lucro), ao mesmo tempo em entregaria uma experiencia mais significativa para o
cliente final.
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Por Alysson Camilo | De São Paulo
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